top of page

A História das Velas Aromáticas

Atualizado: 13 de abr.





confecção de velas foi desenvolvida independentemente em muitos lugares ao longo da história.

As velas foram criadas pelos romanos a partir de 500 a.C. Estas eram verdadeiras velas imersas e feitas em sebo. Os primeiros registros de velas feitas de gordura de baleia na China remontam à dinastia Chin (221-206 a.C). Na Índia, a parafina da canela a ferver foi usada para a fabricação de velas nos templos.

Em partes da Europa, do Oriente Médio e da África, onde o óleo de lâmpada feito de azeitonas estava prontamente disponível, a confecção de velas permaneceu desconhecida até ao início da Idade Média. As velas eram feitas principalmente de sebo e cera de abelha em tempos antigos, e também eram feitas de espermacete, gorduras animais purificadas (estearina) e cera de parafina nos últimos séculos.[1]

Velas aromáticas

Com o advento da energia elétrica, a vela passou a apresentar utilidades diversas da original, umas delas é a decoração de ambientes, decoração de festas ( casamento e formaturas ), uso religioso e funerárias. Para esse fim, foram desenvolvidas novas técnicas de fabricação, tanto artesanais quanto industriais.

As velas se tornaram importantes elementos decorativos, auxiliando a compor um ambiente com suas cores, bem como com a iluminação indireta que gera. Comumente associadas a ocasiões românticas, hoje são muitas vezes ligadas a um status de sensualidade.

Nessa tendência de desenvolvimento cada vez maior do potifólio de velas, surgiu a necessidade de expandir seu alcance além dos sentidos visual e táctico. Assim foram criadas as velas aromáticas.

Feitas normalmente de parafina, também podem ser apresentadas na versão gel. O aroma vem do acréscimo de substancias aromáticas, tais como essências e extratos naturais. Adiciona-se amelina na parafina para colorir. Outros componentes, como floresfrutos e sementes, além de criarem um visual diferenciado e atrativo para a vela, podem produzir os odores desejados.


Fonte: Wikipédia

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
heramy
09 de jan.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Olha, desde o fogo até o aroma. É um clássico que não sai de moda!

Curtir
Altênia Velas
Altênia Velas
09 de jan.
Respondendo a

Obrigada ❤️

Curtir
bottom of page